segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Culto à Satisfação Instantânea


“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”  Eclesiastes 3.1

    O tempo deveria ser nosso aliado! Mas como pensar no tempo como aliado se o adjetivo da vez é INSTANTÂNEO. Esperar tornou-se um palavrão, quase uma ofensa que cabe processo judicial. Já afirma o dito popular: “tempo é dinheiro”. Se a bola da vez é ficar rico e ter sucesso, seremos mais simpáticos à cultura do “instantâneo” do que da “espera”.
    O mercado oferece de tudo para quem tem pressa: macarrão instantâneo, pipoca de microondas, pizza e lasanha congeladas; e que tal um China in Box ou um drive-thru do Mcdonald (mal dá tempo de escolher que já tem gente buzinando atrás). Tudo é pra ontem: o namorado, a casa própria, o casamento, o sucesso profissional, a aprovação no vestibular. 
    É uma pena o quanto perdemos por não sabermos esperar. As melhores coisas que tocam nossa existência passam pelo crivo do tempo, da espera. A chegada de um filho vai nos impor nove meses; o sucesso profissional tem como base quatro ou cinco anos de um bom investimento acadêmico; a formação de nossos filhos pode levar vinte anos de muito amor e dedicação; se deliciar com os frutos de uma jabuticabeira pode nos custar dez anos de espera; um amigo só se forma depois de muitas tempestades enfrentadas a dois; uma obra de arte, um bom livro, uma viagem perfeita, um feijão no fogão à lenha, um ipê amarelo florido, boa pescaria, netos correndo no quintal da casa, sabedoria, maturidade, tudo precisa de tempo; enfim, esperar é preciso para quem está a procura do que realmente vale à pena.
    O culto à satisfação instantânea é uma tragédia disfarçada de “bom negócio” que rouba de nós o melhor de nossos anos, de nossos sonhos, de nossa história de vida. Satisfação de verdade precisa de tempo. Como afirma o dito popular: “apressado come cru e passa mal”. E é verdade, em muitos momentos, o preço de nossa dor se deve à nossa pressa, à nossa busca pela felicidade pra ontem. Tem muita gente mal casada, mal amada, mal empregada, infeliz, desnorteada, vivendo cativa em prisões de alma e de espírito; simplesmente porque não soube esperar. Quem espera sempre alcança e quando alcança o sabor é de vitória, de satisfação. Diz o salmista Davi: “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” Salmos 40:1.
    Podemos e temos direito em Cristo de experimentarmos uma satisfação plena. Ele mesmo declara: “Tenho-vos dito isto, para que a minha alegria permaneça em vós, e esta alegria seja completa” João 15.11
   Quer uma alegria completa, quer satisfação de verdade? Fuja do hedonismo imediatista ou da busca do prazer, da satisfação para ontem; espere em Deus! Aprenda a lidar melhor com o tempo!

“Para quem sabe esperar, tudo vem a tempo.” Clément Marot (poeta francês renascentista)

"Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá." Miquéias 7:7


Pr. Hilquias

Nenhum comentário:

Postar um comentário