sábado, 13 de novembro de 2010

O Poder das Escolhas

“Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição” Deuteronômio 11.26

  De certa forma temos a vida que escolhemos ter. Nossas escolhas no passado nos conduziram ao lugar que hoje nos encontramos. É obvio que um grande número de conseqüências está para além de nossas escolhas, portanto, é também óbvio que coisas ruins acontecem a pessoas boas, como por exemplo, aqueles que foram vítimas de catástrofes naturais: terremotos, enchentes, furacões, dentre outros; e coisas boas acontecem a pessoas ruins, como filhos que herdaram fortunas de seus pais, depois de anos de maus tratos e violência. Mas é importante entender que este princípio do “acaso” não anula o princípio do livre arbítrio, da escolha.
  Bênção ou maldição são opções de vida! Deus põe diante de nós o poder de decisão sobre nossa própria existência e consequentemente sobre os frutos que colheremos no futuro.  
  Uma escolha define tudo, uma escolha redefine tudo, constrói, reconstrói ou destrói. O poder da vida e da morte está no poder das escolhas. Pelas escolhas cria-se, luta-se, vive-se; pelas escolhas entrega-se, assombra-se, morre-se. A maior de todas as armas está dentro de nós, dependendo de nosso livre arbítrio, ao pensar e ao abrir a boca, declarar e escolher o que fazer. Uma escolha define tudo!
  A falta de direção, de razão, de discernimento move o coração ao cume das escolhas mais insanas e transforma a vida num deserto sem oásis. Como seria bom se as escolhas fossem feitas na ótica no pleno conhecimento, da convicção inabalável. Mas isso não é verdade, pois o senso comum aponta para o absurdo da leviandade e do imediatismo pragmático, ou mesmo do emocionalismo inconseqüente, quando se faz a maioria das escolhas da vida. Na verdade tudo é uma questão de visão. Como nos enxergamos, como enxergamos o outro, a vida e o tempo. É assustador, mas corremos demais para parar e pensar antes de efetivar uma escolha e curiosamente perdemos tempo tentando saídas enquanto nossas escolhas nos levam ao caos. É preciso ver mais longe! Nossos olhos se parecem com faróis antigos que se impõem na mais densa neblina, por mais que se faça força e tente, o máximo que conseguimos é enxergar metro a metro, sem noção do perigo na próxima curva. É preciso enxergar mais longe! A vida é feita por escolhas! Por elas somos o que somos e fazemos daqueles que nos cercam o que são.
  Pela incapacidade de assumirmos posicionamentos éticos e corretos, fazemos a vida girar bem ligeiro, para tentar praticar a negação e esconder de nós mesmos e de quem nos ameaça o porquê estamos onde estamos; o que nos levará ao passado, às escolhas mais apressadas que fizemos, sem perceber sua repercussão no tempo e no espaço. A vida é feita por escolhas!
Tarde demais! Às vezes essa expressão grita no peito. O tempo não volta, não para, não desacelera, o tempo é senhor de si mesmo, impera contra a vontade daqueles que acham que podem domá-lo. Voltar no tempo não gera o novo, apenas remoe o velho e na melhor das hipóteses, a atitude que talvez faça a diferença é redefinir as escolhas e contar com a generosidade do tempo e da graça de Deus, transformando o hoje e o agora, e sonhando com o reflexo no futuro. Se a manutenção do velho é tudo o que conseguimos, se a esperança no novo é árvore velha longe das correntes de águas, refletindo fragilidade e prazo curto de vida, então um dia podemos acabar dizendo; Tarde demais!
  Mesmo que suas escolhas tenham sido pautadas nos erros mais bárbaros, portanto, geradoras de dor, de fracasso e frustrações; nunca será tarde demais para um Deus que pode chamar à existência o que ainda não existe; para um Deus cheio de graça e misericórdia. Não dá para mudar o passado, mas podemos reconstruir o hoje e colher os benefícios dos milagres de Deus no futuro bem próximo.
 Tente enxergar a vida pela ótica de Deus, pela fé, pela esperança e com os pés no chão e coração no céu, reflita sobre suas possíveis escolhas e as faça com segurança.
A vida se define pelas escolhas!
Se defina!
Não basta respirar, é preciso viver!
Faça a vida valer à pena!

"Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração."  Salmos 37.4

“A morte é mais universal que a vida; todo mundo morre, mas nem todo mundo vive.”  Alan Sachs


Pr. Hilquias


Nenhum comentário:

Postar um comentário